Novidades, Curiosidades, Dicas práticas e muito mais...
O Facebook implementa algumas medidas para prevenir perfis falso, mas nem sempre isso funciona com o esperado. Achou algum utilizador que está imitando você ou quer descobrir se aquela solicitação de amizade suspeita vem de uma pessoa que não é real? Temos algumas dicas para si.
Nem sempre é fácil identificar perfis que não são verdadeiros, então na dúvida, desconfie. Veja alguns indícios de que a pessoa pode ser falsa:
O primeiro lugar para começar é a foto de perfil: se uma pessoa não é quem ela diz ser, obviamente que a foto não será dela. Veja como confirmar a autenticidade de uma foto:
O primeiro lugar para começar é a foto de perfil: se uma pessoa não é quem ela diz ser, obviamente que a foto não será dela. Veja como confirmar a autenticidade de uma foto:
Uma boa forma de saber se a pessoa é verdadeira é, simplesmente, ler o que ela publicou na rede social. Publicações muito favoráveis a alguma empresa ou político, ou que falam somente sobre um tema em específico tendem a ser feitas por pessoas que querem fortalecer essas organizações e, portanto, o perfil tem chances de ser falso.
Além disso, publicações sem sentido ou nenhuma publicação no geral pode ser mais um motivo para acreditar que o perfil é falso.
Você tem algum amigo em comum com a pessoa? Ela tem muitos amigos? Como se comportam os amigos dela? Faça essa pergunta ao olhar a lista de amigos do perfil; pessoas que adicionam qualquer um ou que também não têm muitos amigos por si só podem indicar que é uma rede de perfis falsos em ação.
Entre na aba de Sobre do perfil da pessoa para conferir as informações pessoais dela. Há links para outras redes sociais? O número de telefone informado é verdadeiro? Ela realmente estudou naquela escola ou Universidade? Procure evidências do que foi informado no perfil dela em outros lugares.
É algum famoso te mandando um pedido de amizade? Confira se o perfil é verificado, ou se não é duplicado: normalmente, contas famosas têm o perfil verificado e não costumam ter mais de uma conta real, então fique atento se o perfil não tiver o selo azul.
Além disso, desconfie se a pessoa pedir fotos pessoais, perguntar muito sobre você ou fazer uma declaração de amor, por exemplo. Ela pode estar tentando conseguir as sua atenção para te aplicar um golpe.
Finalmente, a última dica é conferir suas configurações de privacidade: selecione quem pode ver suas publicações, quem pode te enviar pedidos de amizade, quem pode identificar-te em fotos, entre outros ajustes. Vale proteger melhor o seu Facebook e o que as pessoas podem ver nele.
É claro que o perfil pode ser real mesmo se ele não tiver muitos amigos, informações pessoais ou escrever publicações com erros ortográficos, por exemplo. Mas, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Se você suspeita do perfil, também pode denunciá-lo ao Facebook seguindo os passos abaixo.
E já está! O perfil foi denunciado.
Siga os passos acima, mas, no passo 5, selecione Essa pessoa está fingindo ser eu ou alguém que conheço no lugar de “Esta é uma conta falsa”.