Novidades, Curiosidades, Dicas práticas e muito mais...
O Blockchain é uma tecnologia de banco de dados, sendo essencialmente um livro contábil público e distribuído, empregado para registrar transações, primariamente utilizado pelo Bitcoin, de forma que esse registro seja protegido devido à sua condição criptografada e descentralizada.
Longe do que muitos consideravam, ele não está somente vinculado ao setor financeiro. E, ainda que ultimamente tenha sido abordado amplamente atrelado a este mercado, o Blockchain é uma tendência tecnológica que pode beneficiar muitos outros setores, considerando sua natureza favorável à empresas que necessitam registrar suas informações de maneira segura e transparente.
O investimento contínuo de empresas como Walmart, IBM, Mastercard, Nestlé e Amazon , no desenvolvimento de soluções atreladas à tecnologia no último ano, possivelmente trará maiores resultados de sua usabilidade.
Segundo a empresa de consultoria Gartner, a previsão é que em 5 anos o banco de dados distribuído possa ser combinado com tecnologias complementares, como Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT).
Ainda no presente, o Blockchain já vem sendo utilizado como uma das únicas formas de registro de terras em Dubai, a Walmart desde 2016 tem usado a tecnologia para rastreabilidade de alimentos.
Ou seja, mesmo que em sua infância, o Blockchain já vem possibilitando o registro de documentos e identidade, certificação e verificação de autenticidade de documentos e arquivos digitais, rastreamento de produtos, verificação de medicamentos e prevenção de falsificações, eleições e decisões judiciais.